Vamos mostrar nesse passo a passo, como efetuar a limpeza e regulagem, do caburador Dellorto PHBL-25 que equipa a Agrale EX , SXT, Dakar, e outras. O tutorial serve também para os demais carburadores dessa marca utilizados nos outros modelos de motos da Agrale. PASSO-A-PASSO DO PROCESSO Ferramentas necessárias:
- Chave de boca 10,0mm;
- Chave de boca (ou estrela) 14,0mm;
- Chave canhão 9.0mm;
- Alicate de ponta fina;
- Chave de fenda;
- Paquímetro.
- Chave Philips;
- Paquímetro.
| |
Procedimento:
1) Depois de retirar o carburador da moto, incline-o lateralmente até que toda a gasolina da cuba seja drenada pelo duto do respiro lateral;
|
| 2) Passe um jato de água sobre o carburador para retirar a sujeira mais grossa;
| | 3) Sobre uma mesa, coloque o carburador de cabeça para baixo. Com uma chave 14.0mm (boca ou estrela), solte o porta gicleur; | | 4) Com a mesma chave, fixe o porta gicleur e com a cha vê de fenda, solte o gicleur. Retire a seguir o anel de vedação; | | 5) Puxe a cuba com a mão. Verifique o estado do seu anel de vedação; | | 6) Com a chave de fenda, retire o parafuso de regulagem da marcha lenta. Ele é composto por uma mola, uma arruela e um anel de vedação. Se esses componentes não saírem junto com o parafuso, incline o carburador sobre a mesa pra retira-los.
| | 7) Com a chave de fenda, retire o parafuso de regulagem da mistura ar/combustível. Ele também é composto por uma mola, uma arruela e um anel de vedação. Se esses componentes não saírem junto com o parafuso, repita o procedimento anterior;
| | 8) Agora os componentes internos. Com o alicate, puxe o eixo da bóia. Após retira-lo, é só puxar a bóia. Tenha cuidado pois a válvula da bóia, também sai junto. Separe manualmente a válvula da bóia;
| | 9) Com a chave de fenda, solte o gicleur de partida. Verifique o estado do anel de vedação do mesmo;
| | 10) Com a chave de fenda, solte o pulverizador;
| | 11) Com a chave de fenda, solte o gicleur de baixa;
| | 12) Retire o cabo do acelerador do pistonete (válvula de combustível). Retire a mola e com o alicate, puxe o prato da mola. A seguir, vire o pistonete de cabeça para baixo sobre a mesa e retire a agulha;
| | 13) Com a chave de fenda, solte o parafuso do afogador. | | Com o alicate, retire o anel elástico que fixa a alavanca do carburador. | | Puxe todo o conjunto para cima. | | Retire também a mola do da alavanca do afogador. | | Empurre com o dedo a base de fixação do afogador e separe a alavanca de acionamento; |
| 14) Com a chave de fenda (ou estrela ou de boca 10mm), retire a entrada de combustível. | | A seguir, retire o filtro; | | 15) Desrosqueie o bocal de aspiração;
| | 16) Agora temos todos os componentes separados do corpo do carburador; | | 17) Agora que todos os componentes estão fora, limpe-os, um a um em uma cuba com gasolina. Use pincel de cerdas macias. Os gicleurs e o pulverizador devem ser limpos com um jato de ar. Não passe nada pelo orifício destes componentes, pois além do perigo de algo trancar dentro, pode também desgastar os orifícios, aumentando o diâmetro dos mesmos; | | 18) Limpe o corpo do carburador e a cuba também com gasolina e pincel, começando pelo lado de dentro do componente. A seguir, passe um jato forte de água por eles. Por fim, passe um jato de ar comprimido para seca-los. Passe o ar também pelos orifícios do carburador para melhor limpeza.
| |
Verificação dos componentes
19) Verifique: - o estado dos anéis de vedação. Caso algum necessite ser trocado, leve-o a uma loja de ferragens e ferramentas e peça um anel o’ring de mesma medida que o anel estragado;.
- o estado do anel de vedação da cuba;
- o filtro de combustível. Se houver rasgos, troque-o;
- o estado da válvula (agulha) da bóia. Sua ponta é de viton, uma borracha imune a corrosão. Se houver marcas no viton, será necessário substituir a agulha.
| ---- |
Regulagem
20) Coloque a sede da válvula da bóia do carburador (atenção com o anel de vedação). Coloque a agulha na bóia, a bóia e seu pino. |
| Com a bóia no lugar, é hora de fazer sua regulagem. Com o carburador na posição conforme a foto ao lado,, meça com o paquímetro a distância entre o ponto mais alto da bóia e a base do carburador (onde vai a cuba). Essa distância deve ser de 24 (+/- 0,5mm). Se a altura estiver fora do especificado, deve-se corrigir através da fixação (parte metálica) da bóia do carburador, com muito cuidado para não danifica-lo ou até mesmo desprende-lo da bóia; | | 21) Instale o parafuso de mistura ar/combustível. Ele é composto de uma mola, uma arruela e um anel de vedação. Rosqueie o parafuso até o final (sem forçar). A regulagem original é abrir o parafuso (desrosquear) 1,5 volta. Cada vez que o parafuso é aberto (desrosqueado – sentido anti-horário), a mistura empobrece, pois a passagem de ar é maior. Cada volta de aperto, a mistura enriquece, pois o parafuso estrangula a passagem do ar; | | 22) A agulha do pistonete tem 4 canais, onde se regula a sua altura através de um anel elástico. A regulagem original é no 2º canal, ou seja, o penúltimo de cima para baixo. A agulha regula a passagem de combustível pelo gicleur de alta, durante os regimes de média para alta. Ao se colocar a trava no 1º canal, irá estrangular essa passagem, e com isso o motor receberá menos combustível. Ao contrário, se colocar a trava no 4º canal, a passagem será maior; |
|
Montagem
23) Depois de tudo limpo e seco, é hora da remontagem: - Coloque o gicleur de baixa, o pulverizador e o gicleur de partida (verifique o anel de vedação); Verifique o anel de vedação da cuba e a coloque no carburador.
- Coloque o anel de vedação do porta gicleur. Monte o gicleur de alta no porta gicleur. Fixe o porta gicleur na cuba do carburador;
- Reinstale o afogador, começando pela mola da alavanca. A seguir coloque a alavanca do afogador no conjunto da válvula do afogador. Coloque o conjunto no corpo do carburador (antes, passe um spray anti corrosivo no local onde trabalha a válvula do afogador) e fixe com o parafuso. Reinstale a alavanca do afogador no carburador e fixe-a com o anel elástico;
- Recoloque o filtro de combustível e a sua tampa (verifique o anel de vedação da tampa). Monte o parafuso de regulagem da marcha lenta com sua mola, arruela e anel de vedação. Instale-o no carburador. Reinstale o bocal de aspiração. Coloque os tubos de respiro lateral;
- O pistonete do carburador tem uma posição específica de colocação. Note que ele tem uma estria fina e um recorte no “lado” oposto. A estria desliza pela guia interna do carburador (mantendo sua posição independentemente da altura que esteja) e o recorte assenta sobre o parafuso de regulagem da marcha lenta. Ao se apertar o parafuso da marcha lenta, este empurra para cima o pistonete, fazendo passar maior quantidade de ar pelo venturi do carburador, aumentando a lenta.(foto ao lado)
| ---- |
Anexo Vista explodida do carburador Dellorto PHBL-25
|
1) Filtro
| 23) Pulverizador
| 2) Tampa | 24) Anel de vedação
| 3) Anel de vedação
| 25) Bocal de aspiração
| 4) Arruela
| 26) Gicleur de partida
| 5) Mola
| 27) Alavanca do afogador
| 6) Anel de vedação
| 28) Anel elástico
| 7) Parafuso de regulagem
| 29) Válvula de combustível
| 8) Mola
| 30) Agulha
| 9) Parafuso da lenta
| 31) Anel elástico
| 10) Arruela
| 32) Prato da mola
| 11) Parafuso de fixação
| 33) Mola
| 12) Anel de vedação
| 34) Anel de vedação
| 13) Eixo da bóia
| 35) Anel de vedação
| 14) Gicleur de baixa
| 36) Tampa superior
| 15) Anel de vedação
| 37) Protetor
| 16) Conj. válvula da bóia
| 38) Terminal regulável
| 17) Tampa inferior
| 39) Parafuso de fixação
| 18) Bóia
| 40) Parafuso de fixação
| 19) Anel de vedação
| 41) Conj. válvula do afogador
| 20) Gicleur de alta
| 42) Mola do afogador
| 22) Porta gicleur
| 43) Mangueira de respiro
|
| |
|
A matéria acima foi criada exclusivamente para o site Clube das Motocas.
ResponderExcluirPortanto, os textos e as imagens no Clube das Motocas só podem ser reproduzidos sob autorização expressa do Clube das Motocas.
Assim, a republicação da matéria em vosso site fere os direitos autorais, enquandrando-se no Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII, art. 29, inciso I e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT).
Desta feita, estamos solicitando para que V. Sa. retire do ar, pelo prazo improrrogável de 72 horas a referida matéria. Salientamos que caso nosso pedido não seja atendido, tomaremos as medidas judiciais cabíveis para isso.
Sem mais, e contando com vossa compreensão,
Att.
Equipe Clube das Motocas.
otimo site mas não consigo fazer minha conta no clube das motocas fala que vai enviar uma mensagem para o meu email para completar o cadastro mas no meu email não aparece nada (marllonmaruan@yahoo.com)
ResponderExcluirmuito bom adorei resolveu meu problema...obrigado
ResponderExcluir