segunda-feira, 22 de novembro de 2010

LIMPEZA E REGULAGEM DOS CARBURADOES DELLORTO

Limpeza e Regulagem dos Carburadores Dellorto
Escrito por Alessandro Roberto Fuchs
04-Out-2008

Vamos mostrar nesse passo a passo, como efetuar a limpeza e regulagem, do caburador Dellorto PHBL-25 que equipa a Agrale EX , SXT, Dakar, e outras. O tutorial serve também para os demais carburadores dessa marca utilizados nos outros modelos de motos da Agrale.

PASSO-A-PASSO DO PROCESSO

Limpeza-carburador-dellorto 077.jpg

Ferramentas necessárias:

  • Chave de boca 10,0mm;
  • Chave de boca (ou estrela) 14,0mm;
  • Chave canhão 9.0mm;
  • Alicate de ponta fina;
  • Chave de fenda;
  • Paquímetro.
  • Chave Philips;
  • Paquímetro.
Limpeza-carburador-dellorto 005.jpg



Procedimento:

1) Depois de retirar o carburador da moto, incline-o lateralmente até que toda a gasolina da cuba seja drenada pelo duto do respiro lateral;

2) Passe um jato de água sobre o carburador para retirar a sujeira mais grossa;
Limpeza-carburador-dellorto 030.jpg
3) Sobre uma mesa, coloque o carburador de cabeça para baixo. Com uma chave 14.0mm (boca ou estrela), solte o porta gicleur;limpeza-carburador-dellorto_100.jpg
4) Com a mesma chave, fixe o porta gicleur e com a cha vê de fenda, solte o gicleur. Retire a seguir o anel de vedação;limpeza-carburador-dellorto_008.jpg

5) Puxe a cuba com a mão. Verifique o estado do seu anel de vedação;

limpeza-carburador-dellorto_101.jpg
6) Com a chave de fenda, retire o parafuso de regulagem da marcha lenta. Ele é composto por uma mola, uma arruela e um anel de vedação. Se esses componentes não saírem junto com o parafuso, incline o carburador sobre a mesa pra retira-los.
Limpeza-carburador-dellorto 054.jpg
7) Com a chave de fenda, retire o parafuso de regulagem da mistura ar/combustível. Ele também é composto por uma mola, uma arruela e um anel de vedação. Se esses componentes não saírem junto com o parafuso, repita o procedimento anterior;

Limpeza-carburador-dellorto 074.jpg
8) Agora os componentes internos. Com o alicate, puxe o eixo da bóia. Após retira-lo, é só puxar a bóia. Tenha cuidado pois a válvula da bóia, também sai junto. Separe manualmente a válvula da bóia;

Limpeza-carburador-dellorto 037.jpg
9) Com a chave de fenda, solte o gicleur de partida. Verifique o estado do anel de vedação do mesmo;
limpeza-carburador-dellorto_042.jpg
10) Com a chave de fenda, solte o pulverizador;
Limpeza-carburador-dellorto 044.jpg
11) Com a chave de fenda, solte o gicleur de baixa;
limpeza-carburador-dellorto_102.jpg
12) Retire o cabo do acelerador do pistonete (válvula de combustível). Retire a mola e com o alicate, puxe o prato da mola. A seguir, vire o pistonete de cabeça para baixo sobre a mesa e retire a agulha;
Limpeza-carburador-dellorto 067.jpg

13) Com a chave de fenda, solte o parafuso do afogador.

Limpeza-carburador-dellorto 060.jpg
Com o alicate, retire o anel elástico que fixa a alavanca do carburador.Limpeza-carburador-dellorto 061.jpg
Puxe todo o conjunto para cima.Limpeza-carburador-dellorto 059.jpg
Retire também a mola do da alavanca do afogador.Limpeza-carburador-dellorto 058.jpg
Empurre com o dedo a base de fixação do afogador e separe a alavanca de acionamento;Limpeza-carburador-dellorto 057.jpg

14) Com a chave de fenda (ou estrela ou de boca 10mm), retire a entrada de combustível.

Limpeza-carburador-dellorto 052.jpg
A seguir, retire o filtro;Limpeza-carburador-dellorto 050.jpg
15) Desrosqueie o bocal de aspiração;
limpeza-carburador-dellorto_068.jpg
16) Agora temos todos os componentes separados do corpo do carburador;Limpeza-carburador-dellorto 033.jpg
17) Agora que todos os componentes estão fora, limpe-os, um a um em uma cuba com gasolina. Use pincel de cerdas macias. Os gicleurs e o pulverizador devem ser limpos com um jato de ar. Não passe nada pelo orifício destes componentes, pois além do perigo de algo trancar dentro, pode também desgastar os orifícios, aumentando o diâmetro dos mesmos;Limpeza-carburador-dellorto 020.jpg
18) Limpe o corpo do carburador e a cuba também com gasolina e pincel, começando pelo lado de dentro do componente. A seguir, passe um jato forte de água por eles. Por fim, passe um jato de ar comprimido para seca-los. Passe o ar também pelos orifícios do carburador para melhor limpeza.
Limpeza-carburador-dellorto 030.jpg



Verificação dos componentes

19) Verifique:

  • o estado dos anéis de vedação. Caso algum necessite ser trocado, leve-o a uma loja de ferragens e ferramentas e peça um anel o’ring de mesma medida que o anel estragado;.
  • o estado do anel de vedação da cuba;
  • o filtro de combustível. Se houver rasgos, troque-o;
  • o estado da válvula (agulha) da bóia. Sua ponta é de viton, uma borracha imune a corrosão. Se houver marcas no viton, será necessário substituir a agulha.

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Regulagem

20) Coloque a sede da válvula da bóia do carburador (atenção com o anel de vedação). Coloque a agulha na bóia, a bóia e seu pino.

medio_bia.jpg

Com a bóia no lugar, é hora de fazer sua regulagem. Com o carburador na posição conforme a foto ao lado,, meça com o paquímetro a distância entre o ponto mais alto da bóia e a base do carburador (onde vai a cuba). Essa distância deve ser de 24 (+/- 0,5mm).
Se a altura estiver fora do especificado, deve-se corrigir através da fixação (parte metálica) da bóia do carburador, com muito cuidado para não danifica-lo ou até mesmo desprende-lo da bóia;
limpeza-carburador-dellorto_040.jpg
21) Instale o parafuso de mistura ar/combustível. Ele é composto de uma mola, uma arruela e um anel de vedação. Rosqueie o parafuso até o final (sem forçar). A regulagem original é abrir o parafuso (desrosquear) 1,5 volta. Cada vez que o parafuso é aberto (desrosqueado – sentido anti-horário), a mistura empobrece, pois a passagem de ar é maior. Cada volta de aperto, a mistura enriquece, pois o parafuso estrangula a passagem do ar;limpeza-carburador-dellorto_055.jpg
22) A agulha do pistonete tem 4 canais, onde se regula a sua altura através de um anel elástico. A regulagem original é no 2º canal, ou seja, o penúltimo de cima para baixo. A agulha regula a passagem de combustível pelo gicleur de alta, durante os regimes de média para alta. Ao se colocar a trava no 1º canal, irá estrangular essa passagem, e com isso o motor receberá menos combustível. Ao contrário, se colocar a trava no 4º canal, a passagem será maior;Limpeza-carburador-dellorto 027.jpg
limpeza-carburador-dellorto-regulagem-agulha.jpg

Montagem

23) Depois de tudo limpo e seco, é hora da remontagem:

  1. Coloque o gicleur de baixa, o pulverizador e o gicleur de partida (verifique o anel de vedação); Verifique o anel de vedação da cuba e a coloque no carburador.
  2. Coloque o anel de vedação do porta gicleur. Monte o gicleur de alta no porta gicleur. Fixe o porta gicleur na cuba do carburador;
  3. Reinstale o afogador, começando pela mola da alavanca. A seguir coloque a alavanca do afogador no conjunto da válvula do afogador. Coloque o conjunto no corpo do carburador (antes, passe um spray anti corrosivo no local onde trabalha a válvula do afogador) e fixe com o parafuso. Reinstale a alavanca do afogador no carburador e fixe-a com o anel elástico;
  4. Recoloque o filtro de combustível e a sua tampa (verifique o anel de vedação da tampa). Monte o parafuso de regulagem da marcha lenta com sua mola, arruela e anel de vedação. Instale-o no carburador. Reinstale o bocal de aspiração. Coloque os tubos de respiro lateral;
  5. O pistonete do carburador tem uma posição específica de colocação. Note que ele tem uma estria fina e um recorte no “lado” oposto. A estria desliza pela guia interna do carburador (mantendo sua posição independentemente da altura que esteja) e o recorte assenta sobre o parafuso de regulagem da marcha lenta. Ao se apertar o parafuso da marcha lenta, este empurra para cima o pistonete, fazendo passar maior quantidade de ar pelo venturi do carburador, aumentando a lenta.(foto ao lado)

Limpeza-carburador-dellorto 064.jpg ----

Anexo

vista_explodida_carburador_dellorto.jpg
Vista explodida do carburador Dellorto PHBL-25


1) Filtro
23) Pulverizador
2) Tampa24) Anel de vedação
3) Anel de vedação
25) Bocal de aspiração
4) Arruela
26) Gicleur de partida
5) Mola
27) Alavanca do afogador
6) Anel de vedação
28) Anel elástico
7) Parafuso de regulagem
29) Válvula de combustível
8) Mola
30) Agulha
9) Parafuso da lenta
31) Anel elástico
10) Arruela
32) Prato da mola
11) Parafuso de fixação
33) Mola
12) Anel de vedação
34) Anel de vedação
13) Eixo da bóia
35) Anel de vedação
14) Gicleur de baixa
36) Tampa superior
15) Anel de vedação
37) Protetor
16) Conj. válvula da bóia
38) Terminal regulável
17) Tampa inferior
39) Parafuso de fixação
18) Bóia
40) Parafuso de fixação
19) Anel de vedação
41) Conj. válvula do afogador
20) Gicleur de alta
42) Mola do afogador
22) Porta gicleur
43) Mangueira de respiro


3 comentários:

  1. A matéria acima foi criada exclusivamente para o site Clube das Motocas.

    Portanto, os textos e as imagens no Clube das Motocas só podem ser reproduzidos sob autorização expressa do Clube das Motocas.

    Assim, a republicação da matéria em vosso site fere os direitos autorais, enquandrando-se no Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII, art. 29, inciso I e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT).

    Desta feita, estamos solicitando para que V. Sa. retire do ar, pelo prazo improrrogável de 72 horas a referida matéria. Salientamos que caso nosso pedido não seja atendido, tomaremos as medidas judiciais cabíveis para isso.

    Sem mais, e contando com vossa compreensão,

    Att.

    Equipe Clube das Motocas.

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  2. otimo site mas não consigo fazer minha conta no clube das motocas fala que vai enviar uma mensagem para o meu email para completar o cadastro mas no meu email não aparece nada (marllonmaruan@yahoo.com)

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  3. muito bom adorei resolveu meu problema...obrigado

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